terça-feira, 24 de agosto de 2010

Amor & Sexo

“Amor é isto. Sexo é aquilo e, coisa e tal.” É difícil falar de um sem falar do outro. Como se um completasse o outro. Pode se dizer que sim. “Amor sem sexo é amizade. Sexo sem amor é vontade.”

As mulheres afirmam que está faltando homens. Falta o homem que elas querem isso sim. Dizem que as cantadas estão cada vez piores e que alguns até usam força bruta para chamar a atenção. E isso não dá muito certo! Eles já dizem que as mulheres estão bem saidinhas, que perderam o medo de tomar a iniciativa. E não gostam muito disso. Até afirmam que mulher assim não presta para namorar. “Ela procurava um príncipe, ele procurava à próxima!” O verso anterior é de uma música do Skank, chamada Formato Mínimo, e reflete muito essa perspectiva, tanto da mulher quando do homem que sai para a balada atrás de amor ou de sexo (recomendo a música!).

A mulher, no caminhar dos tempos, conquistou seu espaço, tanto no trabalho quando na política, sem falar na nova postura em relação a paquera. Elas estão fazendo o que querem: saem com as amigas para tomar uma cerveja, conversam, dançam e até tomam a iniciativa na hora da paquera. Para elas isso é ótimo. É uma nova forma de independência.
E os homens continuam os mesmos? Alguns sim. Curtem a balada com os amigos, bebem até e só pensam em pegar. Pegar e não se apegar. E reclamam das mulheres saidinhas. Não gosto de generalizar, até têm alguns que não são bem assim. Só não sei onde eles estão!

Posso estar sendo um pouco feminista nesse texto, mas não dá para não defender o nosso lado. Somos desde pequenas criadas para sermos donas de casa, esperando casamento, etc. E quando crescemos, vemos que a vida pode não ser bem assim (pelo menos é isso que acho!). Muito menos como um conto de fadas.
Está cada vez mais complicado falar sobre relacionamentos. E as máximas que mulher pra frente é tida como piriguete (ou coisa parecida) e que homem só quer saber de galinhar ainda não mudaram. Principalmente quando vemos ou lemos sobre o assunto.


Sei que usei no titulo e no primeiro parágrafo a palavra sexo, mas não falei sobre ele no texto. Na verdade, não precisa nem falar, ele fica subentendido nas entrelinhas, blz? E também queria manter a tradição de usar título referente à música.

Será que um dia iremos mudar nos paradigmas amorosos? Acredito que não. Mas continuaremos prestando atenção nas coisas que acontecem ao nosso redor. E vivendo! Esperando, sentada na porta de casa, o cara errado passar de bicicleta! (ou você ainda acredita em príncipe num cavalo branco?!)

Um comentário:

  1. muito bom! só não acho, que os 'paradigmas amorosos' (que eu chamaria de 'tabus') não vão mudar...
    tem muita coisa mudando, como você mesma disse, e esse é um assunto que vem ganhando liberdade e respeito... em alguns casos, claro! mas a maioria, que não desenvolve essa percepção, só quer saber de 'pegar' e 'piriguetear' mesmo!
    e eu ainda acredito no príncipe no cavalo, viu?! ahahaha

    ResponderExcluir