terça-feira, 17 de agosto de 2010

Pra manter ou mudar

Liguei a TV hoje à noite achando que iria poder relaxar um minuto no sofá e me deparo com o horário eleitoral gratuito. Quando foi que isso começou, meu Deus!

Eu sei que ainda não falei sobre o debate entre os candidatos a presidência. E agora, acredito eu, seja o melhor momento.

Refiro-me ao debate que foi transmitido pelo canal Bandeirante, numa sexta-feira passada. Como não pega esse canal aqui em casa não consegui acompanhar ao vivo. Só no outro dia, por meio de vídeos do Youtube.


Mesmo já tendo escolhido meu candidato, resolvi assistir para saber mais sobre os concorrentes. Fiquei muito surpresa com o candidato Plínio Arruda, que pouco é citado nas pesquisas de intenção de voto. Representante do PSol, suas perguntas foram, na maioria, voltadas as idéias sindicalistas e reformistas que possui. “Cutucou” as feridas dos outros candidatos e foi tido como “pimenta” do debate. Os candidatos José Serra e Dilma Rousseff foram os mais atacados com perguntas polêmicas, até mesmo um pelo outro. E ainda mais por defenderem o antigo e o atual governo, respectivamente, governos que geram conflitos de opiniões entre eleitores.

Por fim, e não menos importante, a candidata do PV, Marina Silva, que é minha candidata (e não vou discutir minha opinião aqui!). Acredito nos seus ideais e pronto! Mesmo tendo consciência de que não será eleita, já que as pesquisas apontam à candidata do PT e o candidato do PSDB num possível segundo turno.

Mas também acredito muito na influencia de votos que essas pesquisas causam. Já escutei muitas pessoas falarem que votam pra ganhar, então votam junto com a maioria. E acredito que nem sempre a maioria tem razão. Não acredito num senso comum!

Também recebi essa semana alguns e-mails sobre a candidata Dilma Rousseff. E-mails que não falavam muito bem dela... Alguns se tratando de assuntos delicados sobre o passado da candidata. Não sei se são realmente verdade, mas acredito que não são coisas para se brincar.

Voltando... Mesmo sendo interessada na política, acho ridículo horário eleitoral. Os candidatos fazem discursos prontos, de forma ensaiada, que, às vezes, não são nem eles que escrevem. Muito artificial. Já num debate, eles são mais estimulados pelo fator surpresa das perguntas e isso devia ser levado mais em conta pela população.

Contudo, não uso esse espaço para influenciar ninguém. Só espero fazer as pessoas pensarem mais nas atitudes que tomam. Ainda mais que essas se referem a um bem comum no país. Então, que tal investigar mais sobre a vida dos candidatos?

Sem esquecer: esse ano eleição é para deputado estadual, deputado federal, governador, senador e presidente. É muita gente resolvendo sobre o nosso futuro. Então não pode ser qualquer um, certo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário