domingo, 30 de outubro de 2011

You have a choice!


Por que tudo parece mais fácil quando não é com você? Escrevi esses dias sobre a omissão de socorro a uma criança atropelada e a uma jovem que sofria abusos dentro do metrô. Coloquei-me, essa semana, na pele dessas pessoas que só observaram os acontecimentos e nada fizeram.

Estava no supermercado. Fila do açougue. Uma senhora, uns 40 e poucos anos, trajes um pouco vulgares, confesso, mas não quero falar de moda. Abaixou-se, atrás de uma prateleira e colocou algumas mercadorias na bolsa. Furto. Roubo. Não sei a palavra certa. Alguém viu? Acho que só eu. O que eu fiz? Nada. Por quê? Não sei. Fiquei sem reação.

Nós temos escolhas. Sempre. A todo o momento. Minha escolha de ficar quieta foi a correta? Sem palavras.

Talvez ela não tivesse dinheiro e precisasse dos alimentos. Mas não deu pra ver direito o que ela levou pra afirmar isso.

...

Mudando de assunto. Minha percepção de São Paulo está mudando. Metamorfoseando-se. De lagarta, espero que vire uma borboleta. Fiquei encantada com a atitude de um jovem segunda-feira. Estava chovendo. De repente. Normal. Sai do metrô Consolação e estava esperando para atravessar a Av. Paulista. Do meu lado, um jovem com fones no ouvido. Normal. Todo mundo anda assim aqui. Aparece entre a gente uma senhora. Tinha uma revista a cabeça como proteção da chuva. O rapaz, vendo isso, leva o guarda-chuva até a cabeça da senhora. Protege-a. Até atravessarmos a rua. Ela agradece. Eu fico boba. Primeira atitude solidária nessa selva de pedra. Parabéns! Fiquei com vontade de falar com o rapaz. Mas não, estava atrasada para a sessão do filme, e sai correndo. Tipicamente paulistano.

...

Pra quem vê o começo, nem imagina o que pode acontecer no final...
by Larissa V. Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário