quarta-feira, 23 de março de 2011

Por que mesmo?

Por que falar de memória? Ou melhor, falar sobre a falta de memória?
Por várias razões... Pela constante busca de conhecimento (?!?!), porque existem mais coisas entre o céu e a terra do que sonha a nossa vã filosofia! (rsrsrs)

Por causa da hora do almoço daqui de casa! (melhor motivo até agora!) =D

Incrível! Penso, logo esqueço! E nem é por causa de álcool, como alguns afirmam. Simplesmente esquecemos. Principalmente quando dois acontecimentos ocorrem simultaneamente, e um sempre é mais importante que o outro, ou seja, você acaba esquecendo esse outro! Entendeu? Fala que sim, por favor!

Tá! Não somos tão lerdos assim...esquecemos, sim! Mas como explicamos aquelas memórias de 300 anos atrás, de quando eramos catatauzinhos??? Ah? Ah?

Não sei explica! Na verdade até sei, com uma pequena ajuda do nosso google, né?! Então vamos lá:

1°)A memória

É a capacidade de adquirir, armazenar e recuperar informações disponíveis, seja internamente, no cérebro (memória biológica), seja externamente, em dispositivos artificiais (memória artificial).
A memória focaliza coisas específicas, requer grande quantidade de energia mental e deteriora-se com a idade. É um processo que conecta pedaços de memória e conhecimentos a fim de gerar novas idéias, ajudando a tomar decisões diárias.

2°) Tipos de memória

Memória declarativa: É a capacidade de verbalizar um fato. Classifica-se por sua vez em

- Memória imediata: É a memória que dura de frações a poucos segundos. Um exemplo é a capacidade de repetir imediatamente um número de telefone que é dito. Estes fatos são após um tempo completamente esquecidos, não deixando "traços".

- Memória de curto prazo: É a memória com duração de alguns segundos ou minutos. Neste caso existe a formação de traços de memória. O período para a formação destes traços se chama de Período de consolidação. Um exemplo desta memória é a capacidade de lembrar eventos recentes que aconteceram nos últimos minutos.

- Memória de longo prazo: É a memória com duração de dias, meses e anos. Um exemplo são as memórias do nome e idade de alguém quando se reencontra essa pessoa alguns dias depois. Como engloba um tempo muito grande pode ser diferenciada em alguns textos como memória de longuíssimo prazo quando envolve memória de muitos anos atrás.

Memória de procedimentos: É a capacidade de reter e processar informações que não podem ser verbalizadas, como tocar um instrumento ou andar de bicicleta. Ela é mais estável, mais difícil de ser perdida.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Mem%C3%B3ria

Como não confio muito no Wikipedia, ai vai um trabalho "mais seguro":
http://www.ic.unicamp.br/~wainer/cursos/906/trabalhos/curto-longo.pdf

...

A algum tempo comecei a perceber que sofro de Alzheimer precoce. É meio estranho falar assim, mas não conheço melhor jeito de caracterizar minhas perdas de memória recente. Ainda mais que tenho um mini histórico familiar.

Vovó está com Mal de Alzheimer! Ela ainda lembra de mim, graças a Deus! Mas sempre esquece da última coisa que me contou e acaba contando de novo (umas três vezes, no mínimo!). Só que lembra de umas coisas no tempo do onça, reclama toda vez que meu avô vendeu o carro, que não quis ensinar ela a dirigir e que agora ela tem que ficar em casa o dia inteiro, morrendo de vontade de passear por ai!

Pra quem a conhece sabe muito bem que meu avô vendeu o carro já faz um bocado de tempo e que ela dificilmente sai de casa, e se sai logo quer voltar! Vocês tem que ver quando vão almoçar lá em casa. Gostam de chegar cedo, almoçar rápido e já ir embora! Mal sentam direito! Coisa de gente mais velha, cheia de manias, né?!?!

Já reparei também que minha mãe anda meio esquecida. E por isso comecei a me preocupar... Como será quando eu ficar mais velha, se minha memória já anda "fraca" agora que tenho vinte e um anos... Noooossa!!! Que tenso!!! Posso estar vendo tsunami num copo d'agua, mas fala aqui pra mim, dá medo, viu?!?!

Até comecei (e parei, tipo regime, sabe?!) a fazer alguns exercícios para a memória. Li que o melhor que podemos fazer é não cair no piloto automático. Tipo acordar todo dia e fazer a mesma coisa, na mesma ordem, ir para a facul pelo mesmo caminho...

Temos que exercitar nossa mente! E é isso que tento fazer aqui, escrevendo no blog ou nos "meus arquivos secretos"! Esperando que tenha resultados ou que, no futuro, possa voltar no tempo pelos meus posts...

T+

Nenhum comentário:

Postar um comentário